quarta-feira, 21 de abril de 2010

Euforia do corredor


A emoção de um corredor é definida por um sentimento de euforia (que muitos outros atletas e modalidades sentem) durante e após um exercicio fisico intenso. Durante muitos anos, os cientistas do desporto tentaram provar se esta euforia era real ou apenas uma sensação de bem estar sentida após fazer desporto.

Estado de Euforia
A emoção do corredor é descrita como um estado de intensa euforia. Algumas pessoas sentem apenas uma enorme alegria, outras por sua vez choram. Para muitos a euforia do corredor não passa de um mito. Correr pode realmente oferecer um sentimento de satisfação, mas o único sentimento que o atleta sente é o de alivio quando passa a meta.

Glossário
Endorfinas:
As endorfinas são substâncias quimicas produzidas por glandulas do corpo. Podem reduzir a dor e fazer crescer zos sentimentos de bem estar e de alegria.Libertação de Endrofinas
Os cientistas do desporto trabalharam durante anos a fio a fim de esclarecer este fenomeno, esperando encontrar uma esplicação bioquimica para o bem estar misterioso do atleta. Suspeitaram que o exercicio físico pode provocar libertação de endrofinas que podem estar na origem da mudança de estado de espirito descrito pelos atletas.

Verdicto
Em 2008, uma equipa de investigadores alemães publicaram um artigo no jornal cerebral cortex, explicando que encontraram um método fiavel para medir as endofrinas antes e depois do exercicio. Durante a experiência, doze atletas fizeram uma ecografia para que o nivel de endorfinas fosse medido. Após a ecografia, os atletas correram durante duas horas e realizaram uma nova ecografia. Os resultados mostraram que "o nivel de endorfinas aumentou consideravelmente após a corrida.»

O mistério foi elucidado: A emoção do corredor não é um mito, mas sim uma realidade.